Email Marketing

Dicas de marketing online

Dicas para conseguir uma lista de contatos

É óbvio perceber que para iniciar uma campanha de marketing digital através de email é necessário uma lista de emails. É importante lembrar que essa lista de emails deve conter apenas os endereços eletrônicos daqueles que estão dispostos a receber as suas mensagens, seguindo o conceito do opt-in.

Preferencialmente, essa lista de e-mails deve conter pessoas que formam o seu público alvo, pois assim a sua campanha terá maiores chances de ser bem sucedida.

O problema é o seguinte: como conseguir uma lista de emails para a minha campanha?

Basicamente você pode formar essa lista usando os endereços eletrônicos dos seus clientes atuais e de possíveis futuros clientes.

Dependendo do serviço que você oferece, pode ser fácil obter os emails dos clientes atuais. Se o seu serviço é o de vendas online, por exemplo, então é possível usar o email do cadastro da compra do cliente como o endereço na qual o contato poderá ser estabelecido.

Já para conseguir o email de futuros clientes, é possível oferecer um serviço de newsletter (veja o feedburner), no qual o usuário cadastra o email e recebe novidades sobre o(s) seu(s) produto(s) sem precisar fazer uma comprar ou assinar (pagar) por um serviço.

Entretanto, não é fácil construir uma lista dessa maneira, mas é possível utilizar algumas estratégias para encorajar os usuários. Uma dessas estratégias é oferecer algumas vantagens para o usuário caso ele esteja cadastrado nesse serviço. Essas vantagens podem ser descontos especiais, cupons, vale presentes e até acesso a um novo produto que ainda não foi lançado.